1899: Série da Netflix é acusada de plágio por quadrinista brasileira

Atualizado em 20 de novembro de 2022 às 11:38
Ilustradora e quadrinista Mary Cagnin

A ilustradora e quadrinista Mary Cagnin acusou a nova série da Netflix “1899” de plágio. Ela fez uma publicação no Twitter explicando suas observações e mostrando as semelhanças de sua obra com o seriado. Segundo a autora, seu quadrinho chamado “Black Silence”, de 2016, é idêntico ao seriado, que está em primeiro lugar nas produções mais vistas da plataforma de streaming:

ESTOU EM CHOQUE.

O dia que descobri que a série 1899 é simplesmente IDÊNTICO ao meu quadrinho Black Silence, publicado em 2016.

SPOILERS À FRENTE

Está tudo lá: A pirâmide negra. As mortes dentro do navio/nave. A tripulação multinacional. As coisas aparentemente estranhas e sem explicação. Os símbolos nos olhos e quando eles aparecem.

Comparação de quadrinho e trecho de séria da Netflix. Foto: Reprodução

As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas.

Você deve estar se perguntando: como isso é possível? Pois bem, em 2017 fui convidada pela embaixada brasileira a participar da Feira do Livro de Gotemburgo, uma feira internacional muito famosa e influente na Europa.

Participei de painéis e distribuí o quadrinho Black Silence para inúmeros editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles.

Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês.

Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pelo meu trabalho nacionalmente e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração. Sabemos que no Brasil temos poucas oportunidades para mostrar nosso trabalho e ser reconhecido por ele.

Imagem
Comparação de quadrinho e trecho de séria da Netflix. Foto: Reprodução

Tive a oportunidade que muitos quadrinistas nunca tiveram: de poder mostrar meu trabalho para o público internacional. Gente. Eu dei palestras. Falei sobre o plot. Apresentei para pessoas influentes da área. O negócio é sério.

Obviamente, Black Silence é uma obra curta, quase um conto. É muito fácil, em 12h de projeção da série, diluir todas essas “referências”, mas a essência do que eu criei está lá.

Quem quiser pode ler meu quadrinho que está disponível para leitura online para tirar suas próprias conclusões.

Galera, por favor, quem já assistiu a série e leu meu quadrinho e puder me ajudar com a coleta de similaridades, me ajudaria muito. Posteriormente, vou pedir a ajuda de vocês para que esse assunto chegue à mídia.

A gente não pode achar que só porque somos brasileiros devemos aceitar esse tipo de menosprezo e indiferença. Temos inúmeros casos de gringos copiando a gente, em filmes, séries e músicas. Como o caso do filme “As aventuras de Pi” que foi copiado de um livro brasileiro.

á cansei de chorar. Agradeço a todos que leram até aqui e a todos meus leitores por todo o apoio que recebo. Inúmeras pessoas no inbox do Insta comentando sobre as similaridades. Vou ver os procedimentos que devo tomar. Se é que é que há algo que possa ser feito.

https://twitter.com/marycagnin/status/1594190866041610240

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link