21% dizem que podem mudar voto após debate na Globo, diz Genial/Quaest

Atualizado em 29 de setembro de 2022 às 11:09
Candidatos à Presidência
Foto: Reprodução/Montagem

O último debate presidencial, que acontecerá na noite desta quinta-feira (29), pode ter grande influência nas eleições de domingo. Segundo o novo levantamento Genial/Quaest, um em cada cinco eleitores disse poder mudar o voto dependendo do desempenho dos candidatos.

No total, 21% disseram que o debate pode mudar o voto, ante 76% de eleitores convictos. Com o ex-presidente Lula (PT) com grandes chances de vencer as eleições no dia 2, segundo pesquisas, o dado da Genial/Quaest sugere que debate é crucial para levar ou não a eleição ao segundo turno. Com informações do Globo.

Os indecisos, os antipetistas e os que são contra à reeleição Jair Bolsonaro (PL) são os maiores influenciadores. Coordenando esses dados com os das intenções de voto na mesma pesquisa para Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) e dos eleitores indecisos, o potencial máximo de efeito de debate da Globo é de 6,5 pontos, o suficiente para levar a corrida presidencial para um segundo turno.

Os eleitores mais jovens são os mais influenciáveis na mudança de voto, sendo que 25% dos entrevistados até 34 anos admitem poder trocar, enquanto entre os que tem mais de 60 anos essa taxa fica em torno de 15%.

A mesma pesquisa mostrou que 20% dos eleitores, mesmo aqueles que já escolheram um candidato, dizem que podem mudar de opinião até domingo. Como previsível, os eleitores mais convictos são os de Lula (85%) e Bolsonaro (84%). Entre os de Ciro, 48% dizem que ainda podem abandonar o candidato, enquanto a incerteza no voto de Tebet é de 49%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link