A classificação ideológica do eleitorado do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT), segundo nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (6), mostra que 23% do eleitorado do petista são identificados com pensamentos de direita em comportamento e economia, apesar de a grande maioria (60%) estar à esquerda.
O mesmo acontece com o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas com sinais trocados. Embora ele seja de perfil conservador, 29% dos eleitores se posiciona à esquerda no espectro ideológico. 54% estão situados à direita, segmento em que tem apoio significativo.
A pesquisa Datafolha, publicada no sábado (4), mostrou que os brasileiros estão se identificando mais com ideias de esquerda do que cinco anos atrás, quando foi feito o levantamento anterior. O percentual atinge agora 49%, o maior da série histórica, iniciada em 2013.
A direita, por sua vez, registrou seu menor resultado, com 34%. 17% dos entrevistados se localiza ao centro. O questionário para o mapeamento conta com perguntas no campo de comportamento e na área do pensamento econômico.
O Datafolha ouviu 2.556 com 16 anos ou mais em 181 cidades de todo o país nos dias 25 e 26 maio. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022 e possui margem de erro geral de 2 pontos percentuais, para mais ou menos.
A classificação ideológica é feita conforme a pontuação alcançada pelas respostas do entrevistado sobre temas que separam as duas visões de mundo: drogas, armas, criminalidade, migração, homossexualidade, leis trabalhistas, papel do Estado e impostos.