Um em cada quatro brasileiros perdeu dinheiro em golpes digitais nos últimos 12 meses, segundo pesquisa feita pelo DataSenado em parceria com o Nexus. Dos 21.808 entrevistados, 24% disseram que foram vítimas de algum crime cibernético.
O levantamento ainda mostra que metade dessas pessoas ganham até dois salários mínimos mensais. O estudo aponta que não há um perfil específico de vítimas desses golpes além das condições socioeconômicas.
São Paulo é o estado com maior número de vítimas, 30% do total, e é seguido por Mato Grosso (28%), Distrito Federal (27%), Roraima (27%) e Espírito Santo (26%). Sergipe (19%), Piauí (18%) e Ceará (17%) são os estados com o menor número de vítimas.
Pouco mais de um quarto dos casos (27%) ocorreram com vítimas de 16 a 29 anos. Pessoas com mais de 60 anos, que representam 20% da população geral do país, são 16% das vítimas de crimes cibernéticos.
Essa é a pesquisa mais ampla promovida sobre o assunto no Brasil. Os resultados do levantamento ainda apontam que fraude pela internet, clonagem de cartões ou invasão de contas bancárias são os golpes mais comuns no país.
As entrevistas foram feitas entre os dias 5 e 28 de junho com pessoas de todos os estados do país. A margem de erro é de 1,22 ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line