36% dos brasileiros aprovam atuação de Lula na tragédia no RS, diz Datafolha

Atualizado em 30 de junho de 2024 às 10:39
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Foto: Ricardo Stuckert/PR

Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), receberam avaliações semelhantes na condução da tragédia climática no estado gaúcho.

Segundo a pesquisa, 36% dos entrevistados avaliaram como ótima ou boa a atuação de Lula, enquanto 35% consideraram a conduta de Leite positiva. A rejeição, porém, foi maior para o petista (32%) do que para o governador gaúcho (23%).

O Datafolha ouviu 2.457 pessoas a partir de 16 anos entre os dias 17 e 22 de junho, em 130 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

No Rio Grande do Sul, foram entrevistadas 567 pessoas em 24 municípios, com margem de erro de quatro pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Entre os gaúchos, a avaliação foi diferente: 40% consideram ruim ou péssima a condução do presidente na tragédia, enquanto 31% a avaliaram como ótima ou boa. Quanto a Leite, 36% o avaliam como ótimo ou bom, 31% como regular e 32% como ruim ou péssimo.

Imagem de drone mostra voluntários procurando por moradores isolados em Canoas (RS). Foto: Amanda Perobelli/Reuters

As enchentes afetaram 478 municípios e deixaram 806 feridos, além de 179 mortos. Segundo o levantamento, 77% dos entrevistados que moram no Rio Grande do Sul afirmaram que suas cidades foram afetadas pelas enchentes.

Quanto à gestão municipal, houve uma divisão de opiniões: 34% a consideraram ótima ou boa, 34% como regular e 31% como ruim ou péssima.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link