Uma pesquisa feita pelo PoderData aponta que a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovada por 48% dos brasileiros. Outros 45% reprovam o governo. Já 7% não sabem como responder.
A diferença entre os percentuais de aprovação e desaprovação do governo atingiu o menor nível desde o início da gestão de Lula, registrando apenas 3 pontos percentuais.
Em janeiro, essa diferença era de 13 pontos percentuais. Apesar das taxas de aprovação flutuarem dentro da margem de erro desde o início da gestão, a tendência de aumento na desaprovação está levando os percentuais a se aproximarem.
A avaliação positiva do governo é mais elevada entre os jovens (58%), idosos (56%), pessoas com ensino fundamental (56%) e católicos (57%). Por outro lado, a taxa de desaprovação é maior entre os adultos de 25 a 44 anos (53%) e os evangélicos (64%).
A aprovação entre mulheres, eleitorado que Lula dedicou parte da campanha em 2022, perdeu força desde o início de seu governo. Agora, os percentuais de aprovação (49%) e reprovação (43%) se aproximam na margem de erro quando comparados ao público masculino (46% e 48%, respectivamente), que tem maior associação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A pesquisa foi conduzida pelo PoderData, que obteve os dados por meio de ligações para celulares e telefones fixos, abrangendo 2.500 entrevistas em 212 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.