Há um empate técnico entre a porcentagem de eleitores do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro que acreditam que a Terra é plana, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta (24). O levantamento aponta que 8% dos que votaram no ex-candidato do PL em 2022 acreditam na teoria e que o número é de 7% entre os que escolheram o petista.
Também foi registrado um empate dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, na taxa dos que acreditam que a Terra tem o formato redondo: 90% dos eleitores de Lula e 91% dos bolsonaristas não acreditam na falsa tese.
Independentemente do voto na disputa de 2022, 90% dos entrevistados afirmam que a Terra é redonda. Esse é o mesmo número registrado em julho de 2019, quando o Datafolha questionou os eleitores sobre a teoria.
A taxa dos que creem que a Terra é redonda é de 94% entre os que possuem ensino superior. No caso dos entrevistados com apenas o ensino fundamental, o número é de 85%.
Apesar da taxa de descrença na teoria já refutada da Terra plana, eleitores de Lula aparecem em pesquisas recentes do Datafolha como uma maior taxa de adesão à vacinação contra Covid-19 em comparação com os apoiadores do ex-presidente.
A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 11 de abril de 2024, com 2.008 pessoas a partir de 16 anos e em 113 municípios brasileiros. O nível de confiança do levantamento é de 95%.