Uma pesquisa da Ipsos/Reuters divulgada nesta quarta-feira (17) revela que 80% dos entrevistados registrados para votar acreditam que os Estados Unidos está perdendo o controle após a tentativa de assassinato contra Donald Trump, na Pensilvânia.
Segundo o levantamento, Trump lidera as intenções de voto com dois pontos percentuais de vantagem sobre o presidente Joe Biden, marcando 43% contra 41% do democrata. No entanto, essa diferença está dentro da margem de erro de três pontos percentuais, indicando um empate técnico entre os candidatos.
Apesar da disputa acirrada, a pressão do Partido Democrata para que Biden desista de sua candidatura está aumentando. Nesta quarta-feira, o deputado democrata Adam Schiff, figura influente do partido e candidato ao Senado pela Califórnia, pediu que Biden “passe a tocha adiante” e se retire da corrida eleitoral.
Entre os republicanos entrevistados, 65% acreditam que a sobrevivência do ex-presidente ao atentado é uma prova de que ele é “favorecido pela Providência divina e pela vontade de Deus”, enquanto entre os democratas esse índice é de 11%.
A pesquisa, realizada entre os dias 14 e 16 de julho, ouviu 1.202 adultos, incluindo 992 eleitores registrados.