Viralizou o vídeo de um casal falando sobre sua cobertura no Rio. “A gente consegue ver as coisas bonitas daqui. O morro Dona Marta mudou. Tem fogos quase todo dia. As gangues trocam tiros e as balas são coloridas”, diz a mulher.
É um trecho do documentário “Um lugar ao sol”, de 2009. Dirigido por Gabriel Mascaro, fala das moradias luxuosas do Recife, São Paulo e Rio de Janeiro pela voz de seus donos.
Mascaro obteve acesso aos moradores das coberturas através de um livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. Das 125 catalogadas no livro, apenas nove cederam entrevistas.
O discurso é mais ou menos o mesmo: a segurança, em primeiro lugar, seguida do status. Mascaro mostra o abismo social no Brasil.
Em São Paulo, uma mulher mostra mais de 50 câmeras espalhadas pelo apartamento, além de um cachorro empalhado e um animal de pelúcia que acaricia o tempo todo durante a entrevista.
Ela afirma que, por morar em um andar tão elevado, está mais próxima de Deus e, consequentemente, poderá ser ouvida e atendida mais facilmente em suas preces. Talvez não esteja errada.