Fake news: assessor de Bolsonaro grava vídeo nos EUA mostrando teatro fechado de manhã como se tivesse falido

Atualizado em 10 de junho de 2022 às 22:22
Bolsonaro e o assessor Max Guilherme

Circula nesta sexta-feira (10) nos grupos de whatsapp e nas redes sociais de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) um vídeo gravado em Los Angeles por Max Guilherme, assessor especial do governo federal.

Na peça, ele informa que está em Los Angeles integrando a comitiva do presidente, que participa da Cúpula das Américas.

Na sequência, diz que saiu para passear por Los Angeles e foi capaz de constatar a crise em que se encontra o comércio. Ela estaria estampada na quantidade de estabelecimentos comerciais falidos e fechados, resultado da política do “fica em casa, e a economia a gente vê depois” que teria sido implantada em 2021 naquele país para combater a covid.   

Assista:

Conforme apontam analistas e órgãos da imprensa norte-americana e mundial, o varejo de rua norte-americano vem enfrentando uma série de crises e desafios desde antes de 2020, basicamente em virtude da competição com o mercado online. 

Mas a “loja” que o assessor especial do governo exibe em seu vídeo para provar a sua tese de que a política de isolamento social teria arrasado o comércio de Los Angeles é, na verdade, uma casa de espetáculos chamada The Globe Theatre, tradicionalíssima (foi fundada em 1913), que abriga apresentações no período noturno (o vídeo foi gravado de manhã). 

Ao contrário do que diz o ajudante de Bolsonaro, o teatro encontra-se de portas abertas e agenda cheia. No mesmo dia em que Max gravou o vídeo, esta sexta-feira (10), o Globe Theatre estará de portas abertas.

Ontem, também esteve. Amanhã, também estará. Veja agenda abaixo:

Cartaz do Globe Theatre

Max Guilheme ainda alerta para pessoas fumando maconha “na frente da polícia”. O consumo em Los Angeles é liberado e a única exigência é que o usuário seja maior de 18 anos. A venda é feita em qualquer lugar, não precisando de licença médica.

Além disso, o assessor federal afirma que a cidade está “cheia de moradores de rua”, e que isso também seria reflexo da deterioração econômica supostamente advinda das políticas públicas de combate ao coronavírus. 

Na realidade, porém, Los Angeles e todo o estado da Califórnia enfrentam um problema de déficit habitacional há décadas, e desde antes do início da pandemia já vinha se agravando ainda mais. É o estado mais rico dos EUA e tem também a maior taxa de desigualdade.

Não satisfeita em espalhar fake news no Brasil, a camarilha bolsonarista está fazendo isso em solo estadunidense, enquanto o chefe puxa o saco de Joe Biden.