94% dos brasileiros repudiam atos terroristas do 8 de janeiro, diz pesquisa Quaest

Atualizado em 15 de fevereiro de 2023 às 18:15
Bolsonaristas terroristas atacando a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os atos golpistas do dia 8 de janeiro, que resultaram na invasão da sede dos Três Poderes, em Brasília, são desaprovados pela maioria dos brasileiros, segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (14).

O levantamento aponta que 94% dos brasileiros desaprovam os ataques realizados por bolsonaristas, 4% disseram concordar com as invasões e 2% não sabem ou não responderam.

Na ocasião, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional.

Para 51%, Bolsonaro influenciou os atos golpistas de 8 de janeiro, 38% acreditam que o ex-presidente não tem qualquer influência nos ataques criminosos. Não sabem ou não responderam 10%.

Os entrevistados também foram questionados se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu fortalecido após os atos em Brasília. 72% disseram que Lula saiu mais forte das invasões, 6% que ele não saiu nem mais forte e nem mais fraco, 14% afirmaram que o petista saiu mais fraco e 8% não sabem ou não responderam.

Os ataques terroristas aconteceram uma semana após Lula tomar posse como presidente. Um grupo de apoiadores radicais de Bolsonaro (PL) invadiu e depredou os prédios dos três Poderes.

A multidão de bolsonaristas destruiu e vandalizou o patrimônio público em questão de horas. Após o ataque, Lula instaurou uma intervenção federal. Centenas de pessoas foram presas, incluindo autoridades. Diversos apoiadores do ex-presidente estão sendo investigados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link