O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esclareceu que o ex-presidente Jair Bolsonaro não solicitou que ele indicasse a economista Martha Seillier, mãe da filha do vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos), para um cargo na gestão estadual nos Estados Unidos. Com informações do Estadão.
Tarcísio enfatizou que conhece Marta há muitos anos, pois ela trabalhou com ele no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. Ele ressaltou as habilidades e competências da economista, que fala três idiomas e possui vasta experiência em conduzir processos de privatização.
“Bolsonaro não pediu absolutamente nada. Eu conheço a Marta antes do Bolsonaro. Ela trabalhou comigo no PPI no governo (Michel) Temer e no PPI no governo Bolsonaro. Conheço ela há muitos anos”, disse Tarcísio. “Fala três idiomas, é supercompetente, conduziu vários processos de privatização. Eu tive a ideia de oferecer para ela uma vaga para ser a embaixatriz do nosso programa de investimentos nos Estados Unidos, porque temos uma vaga e não temos uma pessoa qualificada. Houve algum pedido do presidente? Zero. Nunca houve. Nunca me pediu nada.”
O governador informou que teve a iniciativa de oferecer a Martha a oportunidade de ser a embaixatriz do programa de investimentos nos Estados Unidos, visto que havia uma vaga disponível e ela possui as qualificações necessárias. Ele negou categoricamente qualquer pedido ou interferência por parte do presidente Bolsonaro nessa indicação, esclarecendo que a decisão foi de sua própria iniciativa.
Quem é Martha Sellier
Mãe de Julia, filha que teve com o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), Martha Seillier é economista e bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Atualmente, ela ocupa um cargo na diretoria executiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, nos Estados Unidos.
Seillier se formou em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), onde fez também seu mestrado, e ingressou em 2010 como coordenadora do Departamento de Política de Aviação Civil do Ministério da Defesa.