Advogado de hacker diz que proposta era ele trabalhar no Ministério da Defesa e que participou de comissão contra urnas

Atualizado em 2 de agosto de 2023 às 15:18
Walter Delgatti e Carla Zambelli

O advogado do hacker Walter Delgatti Neto, Ariovaldo Moreira, disse à GloboNews que seu cliente foi convidado a trabalhar no Ministério da Defesa para “fiscalizar a lisura das urnas”.

Delgatti foi preso pela terceira vez nesta quarta-feira (2), suspeito de ter agido para invadir o site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir documentos fraudados no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões – incluindo um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A PF também cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de Carla Zambelli em Brasília e São Paulo. A deputada federal bolsonarista era a “chefe” de Delgatti.

“A proposta era ele (Walter Delgatti) trabalhar no Ministério da Defesa, no sentido de fiscalizar a lisura das urnas. Acompanhou algumas reuniões e prestou serviço. Com o presidente Jair Bolsonaro, teve contato por telefone também”, disse Moreira.

Delgatti Neto afirmou em depoimento à PF que o relatório das Forças Armadas sobre a fiscalização do processo eleitoral de 2022 se baseou em suas “explicações”.

Em 9 de novembro, o Ministério da Defesa encaminhou o documento ao Tribunal Superior Eleitoral. A auditoria dos militares não identificou qualquer fraude no pleito, mas, ao contrário do monitoramento de outras entidades, levantou especulações e apresentou uma série de recomendações.

Em seu depoimento à PF, Delgatti afirmou ter se reunido com Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, para discutir as urnas, em 2022. Segundo o hacker, o ex-presidente perguntou a ele se conseguiria invadir os equipamentos caso estivesse em posse do código-fonte.

“Isso não foi adiante, pois o acesso que foi dado pelo TSE foi apenas na sede do Tribunal, e o declarante não poderia ir até lá, sendo que tudo que foi colocado no Relatório das Forças Armadas foi com base em explicações do declarante“, diz um trecho do relatório.