O advogado do hacker Walter Delgatti Neto, Ariovaldo Moreira, disse à GloboNews que seu cliente foi convidado a trabalhar no Ministério da Defesa para “fiscalizar a lisura das urnas”.
Delgatti foi preso pela terceira vez nesta quarta-feira (2), suspeito de ter agido para invadir o site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir documentos fraudados no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões – incluindo um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
A PF também cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de Carla Zambelli em Brasília e São Paulo. A deputada federal bolsonarista era a “chefe” de Delgatti.
“A proposta era ele (Walter Delgatti) trabalhar no Ministério da Defesa, no sentido de fiscalizar a lisura das urnas. Acompanhou algumas reuniões e prestou serviço. Com o presidente Jair Bolsonaro, teve contato por telefone também”, disse Moreira.
Delgatti Neto afirmou em depoimento à PF que o relatório das Forças Armadas sobre a fiscalização do processo eleitoral de 2022 se baseou em suas “explicações”.
Em 9 de novembro, o Ministério da Defesa encaminhou o documento ao Tribunal Superior Eleitoral. A auditoria dos militares não identificou qualquer fraude no pleito, mas, ao contrário do monitoramento de outras entidades, levantou especulações e apresentou uma série de recomendações.
Em seu depoimento à PF, Delgatti afirmou ter se reunido com Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, para discutir as urnas, em 2022. Segundo o hacker, o ex-presidente perguntou a ele se conseguiria invadir os equipamentos caso estivesse em posse do código-fonte.
“Isso não foi adiante, pois o acesso que foi dado pelo TSE foi apenas na sede do Tribunal, e o declarante não poderia ir até lá, sendo que tudo que foi colocado no Relatório das Forças Armadas foi com base em explicações do declarante“, diz um trecho do relatório.
“A proposta era ele (Walter Delgatti) trabalhar no Ministério da Defesa, no sentido de fiscalizar a lisura das urnas… Acompanhou algumas reuniões e prestou serviço. Com o presidente Jair Bolsonaro, teve contato por telefone também. Ele tem prova disso”, diz o advogado do… pic.twitter.com/bmKp9McjzT
— GloboNews (@GloboNews) August 2, 2023