Nesta terça (15), a CNN Brasil demitiu a ex-deputada e comentarista Janaina Paschoal. A emissora decidiu demiti-la, junto de outros profissionais, por conta de altos salários e baixos rendimentos, além de um realinhamento editorial. A informação é da coluna de Gabriel Perline no IG.
Além de Janaina, também foram dispensados os apresentadores Rafael Colombo e Roberto Nonato, e o também comentarista Marco Antônio Villa. Diretores de todas as áreas do canal estão reunidos desde o início da manhã para organizar as demissões.
Para a CNN, os nomes custavam muito caro e traziam pouca audiência e projeção. A direção do canal também optou pelo desligamentos pela falta de consonância com a linguagem editorial que vai adotar em breve.
Janaina foi contratada em abril deste ano como parte do elenco fixo de comentaristas do CNN Arena. Colombo, foi contratado em 2020 e recebia um dos maiores salários na CNN, mas o jornal comandado por ele passava a maior parte do tempo sem audiência.
Nonato foi contratado no mesmo ano para assumir a programação do CNN Rádio. Já Marco Antônio Villa se juntou ao canal em janeiro deste ano para compor o quadro de comentaristas da emissora, participando do programa “Novo Dia” e no comando de “Opiniões do Villa”.
Essa é a primeira onda de demissões desde que Virgílio Abranches assumiu a Vice-Presidência de Jornalismo da CNN Brasil. Em comunicado enviado aos funcionários, a emissora relatou que os desligamentos fazem parte de um plano de “manutenção do equilíbrio financeiro” a empresa.
“Promovemos, hoje, uma série de mudanças, num movimento de reposicionamento de conteúdo, com fortalecimento do nosso DNA hard news, valorização dos talentos da casa e contratação de novos profissionais. O objetivo é darmos mais espaço para informações e análises. Ao mesmo tempo, seguimos firmes e responsáveis na manutenção do equilíbrio financeiro da nossa empresa”, diz a CNN.
Apesar das demissões, alguns profissionais foram promovidos ou recontratados. Carol Nogueira, Raquel Landim e Stêvão Lima, por exemplo, foram efetivados em atrações da CNN. Thais Herédia, que deixou o canal em março, foi recontratada.