O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) afirmou que há “indicativo” de que o apagão nacional que ocorreu nesta terça (15) é consequência da privatização da Eletrobras. Segundo o parlamentar, ele conversou com fontes da empresa que apontam esse motivo.
“Nós estamos apurando, mas fontes que nós temos dentro da Eletrobras dão um indicativo de que o apagão que está acontecendo hoje é resultado direto do processo de privatização. A subestação que levou a esse apagão da Eletrobras – Eletro Norte foi uma das mais devastadas por demissões a partir do processo de privatização”, afirma o deputado em vídeo publicado nas redes sociais.
A privatização da Eletrobras ocorreu em junho de 2022. Ela foi a primeira grande estatal a ser vendida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que alegou que o processo resultaria em benefícios para a população e que a medida poderia reduzir o valor das contas de luz.
O apagão atingiu ao menos 16 estados e o Distrito Federal na manhã de hoje. Para Glauber, o episódio mostra que é necessário trabalhar pela reestatização da empresa e mandou um recado para o governo Lula.
Você sabe o que pode estar por trás do apagão de hoje?
Glauber fala sobre o assunto! #equipe pic.twitter.com/tQs4tZfNut
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) August 15, 2023
“Já passou da hora de se trabalhar com afinco pela reestatização da Eletrobras. Governo Lula, o momento para mandar o projeto de reestatização é esse: a ineficiência da privatização fica mais uma vez demonstrada”, finaliza.
O episódio ocorreu um dia depois da renúncia do CEO da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, que deixou o posto neste segunda (14). Seu pedido foi acatado pelo conselho de administração da empresa, que elegeu Ivan de Souza Monteiro para o posto.
Wilson foi eleito presidente da Eletrobras em agosto do ano passado, meses depois da conclusão do processo de privatização da empresa. O novo CEO da companhia ocupava a presidência do conselho de administração. Seu antigo posto foi assumido por Vicente Falconi Campos.