O deputado federal Adilson Barroso (PL-SP) propôs na Câmara a criação do “Dia Nacional do Patriota”. O parlamentar quer que a data seja comemorada em 21 de março.
A ideia foi protocolada nesta terça-feira (29). “Precisamos voltar a cultivar o respeito em toda a sua plenitude. O respeito aos símbolos nacionais faz parte da nacionalidade, da unidade do país, faz parta da cultura saudável de um povo”, disse o parlamentar.
Parte dos símbolos nacionais que Barroso defende que sejam valorizados, como a bandeira nacional e o hino, são utilizados por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) como símbolos de apoio ao ex-presidente.
A proposta ocorre após a Câmara dos Vereadores de Porto Alegre (RS) revogar a lei que transformava o dia 8 de janeiro, data em que bolsonaristas invadiram e depredaram às sedes dos Três Poderes, no “Dia Municipal de Patriota”.
O projeto de lei foi aprovado em julho, quando o “Dia do Patriota” passou a ser oficialmente reconhecido no calendário da cidade, juntamente com o “Dia em Defesa da Democracia”, que também havia sido aprovado anteriormente para ser celebrado em 8 de janeiro.
A proposta foi apresentada pelo então vereador Alexandre Bobadra (PL-RS), que teve o mandato cassado por abuso de poder econômico pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.