O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é aprovado por 30% dos eleitores da capital. A gestão do ex-ministro da Infraestrutura é considerada regular por 38% e ruim ou péssima para 27%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (1).
O desempenho de Tarcísio é inferior ao que foi registrado no estado inteiro em levantamento feito pelo Datafolha em abril. No levantamento, 44% dos paulistas consideravam o governo ótimo ou bom, 39% como regular e 11% ruim ou péssimo.
Na cidade, o governador é mais rejeitado pelos mais instruídos (35%) e os que também reprovam a gestão do prefeito Ricardo Nunes, do MDB, (61%). Os grupos que mais apoiam o governador na capital são os evangélicos associados ao bolsonarismo (37%), pessoas com mais de 60 anos (37%) e entre eleitores do atual prefeito (49%).
O Datafolha ouviu 1.092 pessoas com mais de 16 anos na cidade de São Paulo entre terça (29) e quarta (30). A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
A pesquisa ainda questionou eleitores sobre a avaliação do governo Lula na cidade e apurou a intenção votos para a prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024.