VÍDEO: Lenio Streck diz que voto de Toffoli põe “pá de cal” na Lava Jato

Atualizado em 6 de setembro de 2023 às 18:49
Jurista Lenio Streck. Foto: Reprodução

O jurista Lenio Streck comentou nesta quarta-feira (6) a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular as provas obtidas no acordo de leniência da Odebrecht contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante entrevista à GloboNews, Streck disse que a Lava Jato “foi uma operação em que o Brasil andou num estado de exceção, um estado de coisas inconstitucionais”.

Em sua decisão, Toffoli reconheceu o pedido da defesa de Lula e declarou que as provas obtidas são imprestáveis por terem sido obtidas por meios “heterodoxos e ilegais”. O ministro ainda disse que a prisão do petista foi “um dos maiores erros judiciários da história do país”.

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Nelson Jr

“Tratou-se de uma armação fruto de um projeto de poder de determinados agentes públicos em seu objetivo de conquista do Estado por meios aparentemente legais, mas com métodos e ações contra legem [contra a lei]”, destacou o ministro.

Segundo Streck, Toffoli está colocando “uma pá de cal em tudo isso que já aconteceu e que todos nós sabíamos”.

“As provas entraram também ilicitamente e assim foi feito acordo de forma ilícita em vários setores. O que o ministro fez foi uma espécie de combo das nulidades que atingem uma série de outros fatores”, afirmou o jurista.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link