O presidente da Câmara dos Estados Unidos, o republicano Kevin McCarthy, vai pedir o impeachment de Joe Biden e está orientando um comitê para abrir um inquérito contra o democrata. Segundo o político, o motivo para o processo contra o mandatário seria os negócios de sua família.
Segundo o deputado republicano, foi descoberta uma “cultura de corrupção” na família de Biden após investigação do Comitê de Supervisão da Câmara. O colegiado analisou uma série de acusações de sonegação fiscal contra Hunter Biden, filho do presidente, antes de sua posse.
“Há alegações de abuso de poder, obstrução e corrupção que merecem uma investigação mais aprofundada por parte da Câmara dos Representantes”, afirmou McCarthy a jornalistas no Capitólio. O partido do presidente da Câmara tem 222 cadeiras na Casa e são necessários 218 votos, dos 435 parlamentares, para que seja aberto um processo de impeachment.
Caso o processo seja aprovado na Câmara, ele seguirá para o Senado, onde Biden tem maioria e são necessários 2/3 dos votos para a aprovação. No total, a casa tem 48 senadores democratas, 49 republicanos e 3 independentes aliados ao governo.
Hunter Biden é acusado de sonegar impostos entre 2017 e 2018 e de portar arma ilegalmente enquanto estava sob efeito de drogas. Ele se declarou inocente em julho deste ano após fracasso em acordo com a promotoria americana.