O advogado Sebastião Coelho, que defende o bolsonarista Aécio Lúcio Costa Pereira, pediu que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se declarasse impedido de participar do julgamento. Ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), ele defende o primeiro réu julgado na Corte.
Segundo o advogado, seu cliente estaria fazendo parte de um “julgamento político” e o magistrado teria se manifestado sobre o processo fora dos autos.
“Me dirijo ao senhor Aécio para dizer que o senhor está sendo julgado em um julgamento político. Isso comprova pelas palavras iniciais do eminente relator e do eminente subprocurador-geral da República, que fizeram manifestações fora do processo antes mesmo do início da parte processual”, afirma o ex-desembargador.
⏯️ Advogado de réu do 8/1 pede que Alexandre de Moraes se declare impedido de participar do julgamento no STF. pic.twitter.com/95SPM4l7vb
— Metrópoles (@Metropoles) September 13, 2023
Sebastião é rival de Moraes e acusou o ministro de supostamente “inflamar” o país em seu discurso de posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele esteve, em agosto do ano passado, da posse do magistrado na corte eleitoral e disse que ele fez uma “declaração de guerra ao país”.
Seu cliente, o bolsonarista Aécio, é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.