De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez não apenas a cirurgia para resolver a artrose que acometia seu quadril, mas também, aproveitando-se do da anestesia geral que lhe foi aplicada, um segundo procedimento, na região dos olhos, denominado blefaroplastia.
Trata-se de uma operação que visa remover a gordura orbital na área das pálpebras que desempenha não apenas um papel estético, rejuvenescendo a aparência, mas também oferecendo benefícios funcionais, auxiliando pessoas com dificuldades de visão devido ao excesso de pele.
Quando a blefaroplastia é recomendada?
A blefaroplastia é indicada tanto para homens quanto para mulheres que apresentam sinais de envelhecimento e perda da elasticidade da pele ao redor dos olhos. Geralmente, é considerada a partir dos 40 anos, quando o paciente exibe excesso de pele nas pálpebras superiores e/ou inferiores, protuberâncias visíveis ou pálpebras caídas. Entretanto, pacientes mais jovens também podem se submeter ao procedimento, caso haja uma indicação médica apropriada.
Pálpebra Superior
Na correção do excesso de pele, músculo e gordura da pálpebra superior, o oftalmologista realiza uma pequena incisão na prega palpebral, onde a cicatriz ficará disfarçada. O médico remove os excessos necessários e procede com uma sutura contínua.
Pálpebra Inferior
No caso da pálpebra inferior, o oftalmologista pode remover ou reposicionar a gordura orbital responsável pelas bolsas indesejadas abaixo dos olhos. Isso pode ser realizado de duas maneiras: através da via transconjuntival (sem cortes) ou, quando necessário, com uma incisão, que também possibilita a remoção do excesso de pele.
O boletim médico de Lula: