A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou desvios milionários na administração sob a liderança de Jair Bolsonaro (PL) em relação a um contrato no valor de 82 milhões de reais, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, destinado ao fornecimento de carros-pipa na região Nordeste.
A gestão bolsonarista realizou a aquisição de um “sistema informatizado” destinado ao monitoramento da operação dos carros-pipa, desembolsando mais de 6 milhões de reais para tal transação.
A investigação conduzida pela CGU revelou que esse programa era, na verdade, o mesmo que o ministério havia adquirido anos atrás por apenas R$ 900.000. Essa discrepância de valores levanta suspeitas e sugere prejuízos estimados em R$ 10 milhões para os cofres públicos somente nessa transação.
É importante mencionar que o relatório elaborado pela CGU possui um total de 89 páginas e destaca diversas irregularidades no processo de licitação, bem como indícios de favorecimento a determinadas empresas. Com informações da revista Veja.