Lula quer corredores humanitários em Gaza; secretário-geral da ONU vê “caminho certo”

Atualizado em 12 de outubro de 2023 às 7:54
Lula e o secretário-geral da ONU, Ricardo Guterres. Foto: Antonio Stuckert

A Organização das Nações Unidas vê com bons olhos a proposta do presidente Lula (PT) para criar um corredor humanitário entre a região da Faixa de Gaza até o Egito. A ideia é que o caminho sirva como forma de levar mantimentos e remédios como bem para ajudar no escoamento de vítimas de estão nos pontos mais críticos do conflito entre Israel e Hamas.

A informação é do ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, que contou sobre o movimento do governo brasileiro no conflito nesta quarta-feira (11) em entrevista à Globonews. “O presidente Lula lançou a ideia, disse da importância de evacuar crianças, idosos, pessoas com deficiência, evidentemente pensando em brasileiros e nas outras nacionalidades“, afirmou.

“O próprio secretário-geral Antonio Guterres entrou em contato para dizer que era o caminho certo e uniu esforços para antecipar a reunião do conselho”, acrescentou Vieira.

O ministro está em viagem ao Sudeste asiático. Na nesta sexta-feira (13), ele estará em Nova Iorque para participar da reunião do Conselho de Segurança da ONU. O Brasil preside o conselho em outubro.

Casas e prédios destruídos após ataques de Israel na Cidade de Gaza. Foto: Shadi Tabatibi/REUTERS

Há brasileiros sequestrados pelo Hamas?

Com a informação da morte de pelo menos três brasileiros nos ataques do Hamas, o ministro revelou que não sabe se cidadãos do nosso país também foram sequestrados pelo grupo. Mauro Vieira disse que isso será um dos pontos de atenção da conversa na sexta-feira, mas o corredor humanitário será prioridade.

“O que a reunião do Conselho de Segurança vai fazer é aproveitar a discussão das propostas que o presidente Lula fez sobre medidas de caráter humanitário. O mais importante neste momento é permitir que os diversos Estados possam evacuar seus nacionais, sejam pessoas vivendo na região ou em turismo”, disse.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link