O Equador escolheu um novo presidente. Trata-se de Daniel Noboa, que, com um total de 88% das urnas apuradas, alcançou 52,08% dos votos. De acordo os analistas locais, essa é uma tendência irreversível.
Desta forma, o empresário e ex-deputado torna-se a pessoa mais jovem a assumir o cargo de chefe de estado, aos 35 anos, título anteriormente detido pelo ex-presidente Rafael Correa.
A votação começou às 07:00 em 15 de outubro de 2023, e as urnas fecharam às 17:00. Às 20:00, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) realizará uma coletiva de imprensa.
Noboa é filho do empresário Álvaro Noboa, considerado “Rei das Bananas”, um dos homens mais ricos do país.
Em agosto de 2023, Henry Cucalón, Ministro do Governo, afirmou em uma entrevista à LA HORA que a transição e a administração final do chefe de Estado poderia ocorrer até 30 de novembro de 2023.
De acordo com um cronograma ratificado em 12 de outubro pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), os 137 membros eleitos da assembleia começarão a receber suas credenciais entre 30 de novembro e 8 de dezembro, enquanto a chapa presidencial eleita o fará em 11 de dezembro.
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link