Nesta segunda (16), duas pessoas foram vítimas de um atentado a tiros em Bruxelas, capital da Bélgica. Segundo o Ministério Público da cidade, o atirador conseguiu escapar. De acordo com jornais belgas, as vítimas possivelmente são suecas, pois estavam utilizando camisas da seleção de futebol do país.
Uma porta-voz do Ministério Público de Bruxelas confirmou que uma investigação foi iniciada, mas a motivação do ataque ainda não foi esclarecida. A Promotoria Federal, responsável por casos de terrorismo, está conduzindo investigações para determinar se há uma possível motivação terrorista.
Em um vídeo divulgado pela edição online do jornal em flamengo Het Laatste Nieuws, um homem é visto fugindo em uma pequena motocicleta após abrir fogo. O incidente ocorreu na praça Sainctelette, no norte da capital. A polícia foi acionada pouco depois das 19h no horário local (14h de Brasília), e estabeleceu um perímetro de segurança no local.
Um vídeo de reivindicação do duplo homicídio, com um homem falando em árabe, circulou nas redes sociais, de acordo com uma fonte ligada ao caso. Nas imagens, o suspeito de cometer os ataques revelou que a motivação do crime foram os milhares de muçulmanos mortos nos conflitos entre o grupo palestino Hamas e Israel, no Oriente Médio.
A seleção belga de futebol disputava uma partida contra a Suécia, válida pelas Eliminatórias da Eurocopa. O jogo precisou ser interrompido no intervalo da partida e os torcedores foram evacuados do Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas.
Confira o momento dos disparos:
Vídeo: ataque terrorista mata duas pessoas em Bruxelas, capital da Bélgica; autor fugiu após atentado
?: Redes sociaishttps://t.co/cVRkn4hCgv pic.twitter.com/AQHuuc5J2B
— Itatiaia (@itatiaia) October 16, 2023