POR JOÃO LYRA
Perfis nas redes sociais compartilharam a mensagem do grupo hacker Irox Team alertando sobre ataques cibernéticos a países que supostamente “apoiam” Israel.
O grupo afirma que a sua motivação provém do apoio aos palestinos e da oposição aos israelenses, afirmando a sua intenção de travar uma guerra cibernética.
O objetivo, conforme mencionado na mensagem, é “destruir completamente o ciberespaço daqueles que apoiam os judeus israelenses”.
O ataque orquestrado teria países alvos com datas específicas para perturbar a presença online e as atividades de nações e organizações associadas aos insraelenses.
O Brasil é um dos países alvos no dia 20 de outubro, juntamente com Canadá, Polônia e Espanha. No dia 25, será a vez de Índia, Reino Unido, Austrália. No dia 30, França, Noruega, Áustria, Alemanha.
IRoX Team has declared cyber war against Israel and the countries supporting Israel
The group shared their target countries (scheduled ones):
Oct 20: Brazil, Canada, Poland, Spain
Oct 25: India, United Kingdom, Australia
Oct 30: France, Norway, Austria, Germany#DarkWeb… pic.twitter.com/eyL1L4XiJX— Dark Web Intelligence (@DailyDarkWeb) October 19, 2023
Na manhã de sexta, 20, bancos e outros empreendimentos relataram problemas em sua operações. Aparentemente se trata de um ataque DoS, mas até o momento não se tem essa confirmação.
Os ataques DoS normalmente funcionam sobrecarregando ou inundando uma máquina visada com solicitações até que o tráfego normal não possa ser processado, resultando em negação de serviço para usuários adicionais. Um ataque DoS caracteriza-se pelo uso de um único computador para lançar o ataque.
Uma das empresas que está sob ataque disse ao DCM estar recebendo um grande tráfego de dados da África e Oriente Médio, além de ligações e chamadas de vídeo vindas de números estranhos.
Até o momento não se tem notícias de que empresas ou bancos brasileiros foram invadidos. De acordo com a mensagem, Canadá, Polônia e Espanha também seriam atacados hoje.
Vale lembrar que ataques hackers dificilmente são compartilhados com a mídia por motivos de segurança. As empresas não mencionam nada para não incentivar outros hackers.
@locaweb está com problemas de novo? Meus sites estão fora do ar!
— Reflexões do Dia – por Chris Santos (@_reflexoesdodia) October 20, 2023
https://twitter.com/DarkProco80/status/1715399673010114820?t=0ntgoT-MnpT54SUh_IS3bw&s=08
Uai, o site da Americanas está fora do ar?
— Gabriel Francisco (@gabal_francisco) October 20, 2023
@DetranSPOficial site fora do ar?
— Diangeles Talarico (@eudiangeles) October 20, 2023