O jornalista José Roberto de Toledo, membro do “Foro de Teresina”, podcast que comenta os principais acontecimentos políticos da semana e é produzido pela revista Piauí, se demitiu e afirmou ter sido censurado. Nas redes sociais, ele relatou que decidiu deixar o programa após a demissão “injustificável” de uma colega, a repórter Thais Bilenky, e que teve falas cortadas no último episódio da atração.
“Ninguém ouviu, mas gravei ontem minha despedida do Foro de Teresina. Não adianta procurá-la no episódio publicado esta sexta-feira. Sumiu. Para quem ouvir, parece que sigo no Foro como se nada tivesse acontecido”, afirmou o jornalista.
No episódio mais recente do podcast, que comenta os principais acontecimentos políticos da semana, a repórter anunciou que foi demitida e agradeceu o carinho dos colegas. Durante a gravação do programa, de acordo com Toledo, ele também disse que se desligaria da atração, mas as falas foram retiradas.
Ele alegou que não conseguia “assimilar” a saída da colega e a “dissolução” do grupo que apresenta o programa. “É um divorcio estranho, pois nenhuma das quatro partes quer se separar. Mas não depende da gente. Se dependesse, não separaria”, afirmou durante a gravação.
Toledo ainda disse estar “triste” com sua saída e afirmou que o episódio seria “seu derradeiro” no Foro de Teresina. Nenhuma dessas falas foi incluída no programa final, publicado após edição.
Censura – 1
Ninguém ouviu, mas gravei ontem minha despedida do Foro de Teresina. Não adianta procurá-la no episódio publicado esta sexta-feira. Sumiu. Para quem ouvir, parece que sigo no Foro como se nada tivesse acontecido.
Eis o trecho desaparecido:
(segue)— José Roberto de Toledo (@zerotoledo) October 27, 2023
“O trecho censurado se refere à demissão inexplicável de Thais Bilenky do Foro de Teresina. Resolvi sair junto porque o Foro sem Thais não é o Foro; porque amizade vale mais que emprego; porque injustiça assim não pode se esconder atrás de meias palavras”, explicou Toledo.
Ele ainda detonou a revista Piauí e afirmou que “a censura projeta a vergonha de quem teme assumir seu erro”. “De quebra, a manipulação revela o padrão jornalístico do censor envergonhado. Na primeira intervenção, o autor deu um aperitivo do que o ouvinte deve esperar dos próximos episódios. Obrigado, Thais. Sua saída nos poupou”, concluiu.
Após o relato, Bilenky compartilhou sua publicação e disse apenas: “O que vale mesmo na vida”. Em outra publicação nas redes sociais, ela agradeceu os colegas de bancada, Toledo e o também jornalista Fernando de Barros e Silva.