Apoie o DCM

SP tem 2,1 milhões de imóveis sem luz 24 horas após temporal; Enel fala em normalização até terça

Atualizado em 4 de novembro de 2023 às 18:15
Árvore caída na avenida Presidente Wilson, após as chuvas que atingiram São Paulo. Foto: Eduardo
Scolese/Folhapress

O governo de São Paulo informou na tarde deste sábado (4) que ao menos 2,1 milhões de imóveis estão sem energia elétrica devido às fortes chuvas que atingiram o estado paulista na sexta-feira (3). A previsão é de que o serviço seja totalmente retomado apenas na terça-feira (7). Mais cedo o número de imóveis afetados chegou a 2,5 milhões, mas a energia já foi restabelecida em 400 mil imóveis.

A maior parte das residências sem luz, 84%, está na área de concessão da Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia na capital paulista e na região metropolitana. Segundo informações do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), cerca de 2,1 milhões de pessoas ainda não tiveram a energia restabelecida.

“Estamos atuando sem medir esforço. A prioridade de reestabelecimento é recuperar, primeiramente, hospitais eletrodependentes. Estamos cuidando juntos também do evento importante que vai acontecer amanhã, que é o Enem. Estamos fazendo de tudo para que ele possa acontecer sem nenhum desserviço”, disse o diretor de operação da Enel, Vincenzo Ruotolo, durante coletiva de imprensa.

A segunda área com mais pessoas sem energia é da concessionária CPFL, onde ao menos 400 mil moradores estão no escuro. A empresa atende 27 municípios do interior e litoral do estado.

Já EDP, que opera em 28 municípios nas regiões do Alto do Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, foi a única a restabelecer completamente a energia.

O governo paulista está pressionando as concessionárias para acelerarem a retomada do serviço, especialmente em áreas críticas, como hospitais e serviços públicos de urgência e emergência.

Tarcísio de Freitas afirmou que abriu um gabinete de crise em contato com os Ministérios das Relações Institucionais e da Educação para monitorar a situação das 308 escolas que receberão os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (5).

Segundo a Enel, das 308 escolas, ao menos 84 estão sem energia neste sábado. A empresa se comprometeu a levar geradores para essas unidades para garantir a realização dos exames.