Uma parceria entre a Secretaria estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e o Instituto Terra Firme irá garantir a implantação, no estado, de bancos de alimentos. Essa ação está inserida no âmbito do programa Bahia Sem Fome e pretende atender os 27 territórios regionais de identidade. As entidades a serem inseridas nessa parceria vão coletar nas redes de supermercados e nas feiras livres produtos que perderam as características para venda, mas que conservam o valor nutricional e podem ser doados.
Está prevista a aquisição de dois veículos para cada um dos bancos, além de itens para o funcionamento das unidades. A ação se consolida como uma estratégia entre o poder público e o setor privado do ramo alimentício.
Os bancos de alimentos são equipamentos destinados ao armazenamento e processamento estratégico de alimentos provenientes de doações de produtos, oferecidas por parceiros do setor privado que, por razões variadas, encontra-se fora dos padrões de comercialização, mas mantém inalteradas suas propriedades nutricionais, não apresentando nenhuma restrição de caráter sanitário, sem oferecer qualquer risco ao consumo humano, bem como de alimentos adquiridos por ações ou programas governamentais.
Com informações da Secom/BA