Fuga, confronto e mortes: O que aconteceu após o pouso de avião com drogas na fazenda de Leonardo

Atualizado em 11 de novembro de 2023 às 8:45
Avião e carros invadiram fazenda de Leonardo por tráfico de drogas. Reprodução

Em uma operação cinematográfica, um avião carregado com quase meia tonelada de pasta base de cocaína pousou na fazenda Talismã, propriedade do cantor sertanejo bolsonarista Leonardo, localizada em Jussara, a 270 km de Goiânia, em Goiás. O episódio, digno de enredo policial, envolveu um grupo armado, confronto com a Polícia Militar e a fuga dos criminosos.

O avião, vindo da Bolívia até Goiás, aterrissou sem autorização na fazenda na tarde de sexta-feira (10). No entanto, o cantor Leonardo, proprietário da fazenda, não estava presente no momento da operação.

O piloto da aeronave alegou pouso de emergência aos funcionários da fazenda, indicando a necessidade de abastecimento. Desconfiados, os funcionários entraram em contato com o irmão de Leonardo, Alessandro Costa, que prontamente acionou a polícia.

Enquanto isso, um grupo armado, estimado em 11 criminosos, se aproximou em duas caminhonetes e um carro. Thiago Queiroz, Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Goiás, sugeriu que a ação criminosa foi improvisada, confirmando a possibilidade de o pouso de emergência ter sido uma tentativa de evitar uma queda por falta de combustível.

Os criminosos iniciaram a transferência da droga do avião para uma das caminhonetes, uma Hilux. Simultaneamente, um carro Fiat Uno, que acompanhava o grupo, transportava galões de combustível para abastecer a aeronave. Após a ação, os veículos e o avião empreenderam fuga.

A Polícia Militar e a PRF, acionando serviços de inteligência, conseguiram rastrear a Hilux até a BR-070, entre Jussara e Montes Claros de Goiás. Ao tentar abordar o veículo, os ocupantes reagiram atirando, resultando na morte de um homem e uma mulher.

O casal, gravemente ferido, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Municipal de Jussara. Até o momento, a identidade dos dois não foi revelada, mas presume-se que ambos tenham em torno de 30 anos, com antecedentes criminais relacionados a tráfico de drogas e homicídio.

O paradeiro do avião e do Fiat Uno permanece desconhecido. Duas armas de fogo, a caminhonete Hilux, rádios comunicadores e uma antena de comunicação via satélite foram apreendidos. Outra caminhonete foi encontrada abandonada em Montes Claros de Goiás, sem drogas em seu interior.

A apreensão totalizou 420 kg de pasta base de cocaína, encaminhados à sede da Polícia Federal em Goiânia. O cantor Leonardo e sua esposa Poliana não estavam na fazenda durante o incidente.

O filho do cantor, João Guilherme, fez comentários descontraídos nas redes sociais, negando qualquer envolvimento com o crime, em um tom bem-humorado. “Juro que não tem nada a ver comigo, mas poderia”, escreveu.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link