Em uma operação cinematográfica, um avião carregado com quase meia tonelada de pasta base de cocaína pousou na fazenda Talismã, propriedade do cantor sertanejo bolsonarista Leonardo, localizada em Jussara, a 270 km de Goiânia, em Goiás. O episódio, digno de enredo policial, envolveu um grupo armado, confronto com a Polícia Militar e a fuga dos criminosos.
O avião, vindo da Bolívia até Goiás, aterrissou sem autorização na fazenda na tarde de sexta-feira (10). No entanto, o cantor Leonardo, proprietário da fazenda, não estava presente no momento da operação.
O piloto da aeronave alegou pouso de emergência aos funcionários da fazenda, indicando a necessidade de abastecimento. Desconfiados, os funcionários entraram em contato com o irmão de Leonardo, Alessandro Costa, que prontamente acionou a polícia.
Enquanto isso, um grupo armado, estimado em 11 criminosos, se aproximou em duas caminhonetes e um carro. Thiago Queiroz, Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Goiás, sugeriu que a ação criminosa foi improvisada, confirmando a possibilidade de o pouso de emergência ter sido uma tentativa de evitar uma queda por falta de combustível.
Os criminosos iniciaram a transferência da droga do avião para uma das caminhonetes, uma Hilux. Simultaneamente, um carro Fiat Uno, que acompanhava o grupo, transportava galões de combustível para abastecer a aeronave. Após a ação, os veículos e o avião empreenderam fuga.
A Polícia Militar e a PRF, acionando serviços de inteligência, conseguiram rastrear a Hilux até a BR-070, entre Jussara e Montes Claros de Goiás. Ao tentar abordar o veículo, os ocupantes reagiram atirando, resultando na morte de um homem e uma mulher.
O casal, gravemente ferido, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Municipal de Jussara. Até o momento, a identidade dos dois não foi revelada, mas presume-se que ambos tenham em torno de 30 anos, com antecedentes criminais relacionados a tráfico de drogas e homicídio.
➡️ Avião com drogas invade fazenda de Leonardo e dois morrem em confronto
De acordo com a PM, o avião estava carregado com 400 kg de drogas e houve troca de tiros. Duas pessoas foram mortas
Leia: https://t.co/dz8gFTUXVv pic.twitter.com/44HOjJyuZZ
— Metrópoles (@Metropoles) November 10, 2023
O paradeiro do avião e do Fiat Uno permanece desconhecido. Duas armas de fogo, a caminhonete Hilux, rádios comunicadores e uma antena de comunicação via satélite foram apreendidos. Outra caminhonete foi encontrada abandonada em Montes Claros de Goiás, sem drogas em seu interior.
A apreensão totalizou 420 kg de pasta base de cocaína, encaminhados à sede da Polícia Federal em Goiânia. O cantor Leonardo e sua esposa Poliana não estavam na fazenda durante o incidente.
O filho do cantor, João Guilherme, fez comentários descontraídos nas redes sociais, negando qualquer envolvimento com o crime, em um tom bem-humorado. “Juro que não tem nada a ver comigo, mas poderia”, escreveu.
JURO QUE NÃO TEM NADA A VER COMIGO, mas poderia rsrs. https://t.co/5hfV2pD9T2
— J҉ (@Joaoguiavila) November 10, 2023