Quaest: Bolsonaro não emplaca narrativa de “salvador” dos brasileiros em Gaza

Atualizado em 11 de novembro de 2023 às 14:19
Bolsonaro e Lula. Reprodução

Uma análise da consultoria Quaest, divulgada na sexta-feira (10), destacou que mesmo após mobilização de apoiadores de Bolsonaro, apenas 23% dos comentários indicam que o ex-presidente contribuiu para o processo de repatriação dos brasileiros em Gaza, enquanto 74% expressam apoio ao atual governo.

A pesquisa, que abrangeu o período das 15h de quinta-feira até as 15h de sexta, reflete a disputa de narrativas que surgiu após o anúncio da expectativa de retirada do grupo de brasileiros da região. Parlamentares da oposição creditaram a conquista a Bolsonaro, mencionando uma reunião do ex-presidente com o embaixador de Israel na última quarta-feira.

Entretanto, governistas reforçaram a atuação de Lula e sua diplomacia durante mais de um mês de negociações. A primeira-dama, Rosângela da Silva, destacou em suas redes sociais: “A única verdade é essa aqui. A diplomacia brasileira, sob orientação do Presidente Lula, trabalhando para liberar os brasileiros que estão retidos em Gaza.”

O deputado federal Lindbergh Farias, do PT-RJ, rebateu os apoiadores de Bolsonaro, chamando de “mentira” a afirmação de que ele foi responsável pela liberação dos brasileiros. “Os responsáveis pela repatriação são o governo do presidente Lula e o esforço incansável da nossa diplomacia, sobretudo, do chanceler brasileiro, Mauro Vieira.”

O grupo de brasileiros autorizados a deixar Gaza aguarda no posto de fronteira de Rafah, mas a expectativa foi frustrada devido ao novo fechamento da fronteira nesta sexta-feira. O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, relatou que nenhum estrangeiro conseguiu atravessar, incluindo o grupo brasileiro.

Neste sábado (11), o brasileiro Hasan Rabee compartilhou, em sua conta no Instagram, suas expectativas de deixar a Faixa de Gaza em breve, agradecendo ao governo brasileiro e ao presidente Lula pelos esforços em permitir a saída de brasileiros da região.

“Não foi possível sair hoje, mas mantenho a fé de que talvez amanhã ou depois possamos finalmente atravessar. Hoje foi uma grande vitória. Agradeço ao governo brasileiro, ao presidente Lula, e a todos os envolvidos por chegarmos até aqui hoje”, escreveu Rabee.

Hasan Rabee e demais brasileiros na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Foto: reprodução
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link