Demori levanta suspeitas sobre o sionista de direita André Lajst: “Quem o financia aqui no Brasil?”

Atualizado em 13 de novembro de 2023 às 17:06
Leandro Demori e André Lajst. Foto: reprodução

O jornalista Leandro Demori, do Intercept Brasil, levantou suspeitas sobre as motivações do sionista André Lajst, dono do movimento de direita Stand With Us, que se apresenta como “cientista político”.

Lajst, que conta com mais de 200 mil seguidores no Instagram, tem sido figura recorrente em reportagens e podcasts sobre os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza, sempre com um viés sionista da questão, justificando as atrocidades promovidas pelo governo de Benjamin Netanyahu.

Demori então apresentou em sua conta no Twitter um histórico de entidades de extrema-direita que têm ligação com Lajst, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, compartilhando uma reportagem sobre a perseguição que judeus anti-sionistas estão sofrendo nos EUA. Por fim, ele questiona: “Quem o financia aqui no Brasil?”.

Leia: 

Lembram daquele movimento gigantesco que parou a Grand Central Station em NY pedindo um cessar-fogo em Gaza? A tal da “Liga Anti-Difamação” (Anti-Defamation League, ou ADL) decidiu chamar os judeus que lá estavam de antissemitas. É isso mesmo. Pediu a paz? Criticou o regime Netanyahu? Vira inimigo.

Em 2020, mais de 100 organizações progressistas assinaram uma carta aberta pedindo à comunidade progressista que não fizesse parceria com a ADL porque o grupo “tem uma história e um padrão contínuo de ataque a movimentos de justiça social liderados por comunidades de cor, pessoas queer, imigrantes, muçulmanos, árabes e outros grupos marginalizados, ao mesmo tempo em que se alinha com a polícia, líderes de direita e perpetradores da violência estatal”. Agora, a ADL tem como alvo um novo grupo de pessoas: judeus progressistas.

A ADL, no Brasil, fala muitas vezes pela voz do tal movimento Stand With Us, uma organização de direita reacionária liderada no país por André Lajst, que a imprensa no geral compra como um “cientista político” mas que na verdade é apenas um propagandista das ideias da direita extremista.

Quem o financia aqui no Brasil? Transparência zero.
Aliás, alguém já checou a veracidade do currículo do André Lajst? Talvez haja surpresas.

Olho vivo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link