Milei é eleito novo presidente da Argentina; Massa reconhece derrota

Atualizado em 19 de novembro de 2023 às 20:53
Javier Milei. Foto: Alejandro Pagni/AFP

Javier Milei foi eleito neste domingo (19) o novo presidente da Argentina. O resultado oficial ainda não foi divulgado, mas o peronista Sergio Massa já reconheceu sua derrota. Com 91% das urnas apuradas, Milei tinha 55,86% dos votos e Massa, 44,13%.

“Foi uma campanha muito longa e difícil, com conotações duras e espero que o respeito por quem pensa diferente seja estabelecido na Argentina”, disse o atual ministro da Economia em seu discurso.

A votação foi encerrada às 18h. Os eleitores que estavam na fila puderam votar normalmente. Diferente do Brasil, a contagem dos votos é manual, com cédulas.

A Embaixada da Argentina no Brasil informou que 100 argentinos votaram em Brasília, superando os 94 votos registrados no primeiro turno. Ao todo, 365 argentinos estavam aptos para votar.

Milei votou na Universidade Tecnológica Nacional, no bairro de Almagro, na capital, por volta do meio-dia. Ele chegou ao local de votação sob forte segurança.

“Esperamos que para amanhã haja mais esperança e não tanta continuidade e decadência. Que hoje à noite tenhamos um novo presidente eleito”, disse Milei após votar. “Estamos muito satisfeitos, apesar da campanha do medo e de toda a campanha suja que fez contra nós”, acrescentou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link