Javier Milei, presidente eleito da Argentina, afirmou ao jornal de seu país, La Nación, que os argentinos precisam fazer “todos os esforços para recuperar as ilhas pelos canais diplomáticos”. A tentativa com o uso do poder militar argentino fracassou em 1982 e os britânicos recentemente reiteraram que a discussão já está resolvida.
Interessados em geopolítica e assuntos marítimos que tomaram conhecimento da informação de que o HMS Medway, navio patrulha britânico que estava nas Falklands, encerrou sua missão e deve passar pelo Brasil no dia 28 de novembro em retorno a sua base original, podem ter a impressão de que o território ultramarino da Inglaterra no sul do Atlântico estaria desguarnecido. Entretanto, ao contrário do que alguns cogitaram, o navio não saiu da região até que fosse substituido no local.
O HMS Forth, navio com as mesmas características do HMS Medway, embarcação com cerca de 90 metros e capacidade de alcançar a velocidade de 29 milhas por hora, já está nas Ilhas Falklands.
A Marinha da Inglaterra não esconde que os cidadãos que residem nas Falklands são periodicamente treinados pelos militares sobre como reagir em caso de ameaça.
Diz o serviço de comunicação social da ReaL Navy:
A embarcação da classe River está retornando ao seu reduto normal no Caribe, tendo sido entregue ao seu navio irmão HMS Forth, a quem ela representou durante a maior parte de 2023. Forth passou a maior parte deste ano em Gibraltar, depois de três anos em patrulha constante no implacável Atlântico Sul. A missão das Malvinas está focada em tranquilizar e apoiar a comunidade insular, visitando as aldeias periféricas, assentamentos e fazendas individuais e conduzindo treinamento conjunto com a RAF, o Exército e as autoridades em uma série de tarefas: apoio de busca e salvamento, proteção pesqueira e operações marítimas em geral, segurança na área.
Autorização para atracação em portos Brasileiros
DESPACHO DECISÓRIO MB Nº 34/2023 Processo nº: 61074.012299/2023-71 Autorização para visita de Navios de Guerra a Portos e Águas Jurisdicionais Brasileiras — Embaixada do Reino Unido no Brasil
- Nos termos do art. 4º, caput e parágrafo único, da Lei Complementar nº 90/1997, com redação dada pela Lei Complementar nº 149/2015; c/c art. 1º da Portaria Normativa nº 1.130/MD, de 20 de maio de 2015; Portaria nº 439/MB, de 1º de outubro de 2015; e Portaria nº 137/2018, deste Estado-Maior, AUTORIZO a visita do navio britânico HMS “MEDWAY”, pertencente à Marinha do Reino Unido, ao porto de Recife-PE, no período de 28 de novembro a 02 de dezembro de 2023. V ALTE SÍLVIO LUÍS DOS SANTOS / Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada
Publicado originalmente na Sociedade Militar