O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou as indicações do presidente à Corte e à Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele afirmou que o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o subprocurador Paulo Gonet são “dois grandes juristas”.
“O Presidente Lula indicou dois grandes juristas e competentes homens públicos para o Supremo Tribunal Federal e para a Procuradoria Geral da República. Flávio Dino e Paulo Gonet são escolhas sérias e republicanas e, uma vez aprovados pelo Senado Federal, contribuirão para o fortalecimento de nosso Estado Democrático de Direito”, afirmou o magistrado.
Dino é advogado e foi juiz federal entre 1994 e 2006. Ele também já atuou como governador do Maranhão por dois mandatos e venceu a disputa pelo Senado em 2022, mas não chegou a despachar na Casa Legislativa porque foi escolhido para o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula.
O escolhido para a PGR é um dos mais de 70 subprocuradores-gerais da República que fazem parta da cúpula do Ministério Público Federal. Gonet atua como vice-procurador-geral eleitoral desde 2021 e é visto como constitucionalista, conservador e religioso por colegas.
O Presidente Lula indicou dois grandes juristas e competentes homens públicos para o Supremo Tribunal Federal e para a Procuradoria Geral da República.
Flávio Dino e Paulo Gonet são escolhas sérias e republicanas e, uma vez aprovados pelo Senado Federal, contribuirão para o…— Alexandre de Moraes (@alexandre) November 27, 2023
Lula oficializou suas escolhas para as vagas deixadas pelo ex-PGR Augusto Aras e pela ex-ministra Rosa Weber nesta segunda (27). O presidente teve um encontro com Dino e Gonet no Palácio da Alvorada, e já encaminhou o documento com as indicações ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Com a escolha de Lula, os dois serão sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e deverão ser em votação no plenário da Casa. O governo espera que o processo seja concluído antes do recesso parlamentar, que começa em 23 de dezembro.