Moraes elogia escolha de Dino no STF e Gonet na PGR: “Dois grandes juristas”

Atualizado em 27 de novembro de 2023 às 14:51
O subprocurador Paulo Gonet, o presidente Lula e o ministro da Justiça, Flávio Dino. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou as indicações do presidente à Corte e à Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele afirmou que o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o subprocurador Paulo Gonet são “dois grandes juristas”.

“O Presidente Lula indicou dois grandes juristas e competentes homens públicos para o Supremo Tribunal Federal e para a Procuradoria Geral da República. Flávio Dino e Paulo Gonet são escolhas sérias e republicanas e, uma vez aprovados pelo Senado Federal, contribuirão para o fortalecimento de nosso Estado Democrático de Direito”, afirmou o magistrado.

Dino é advogado e foi juiz federal entre 1994 e 2006. Ele também já atuou como governador do Maranhão por dois mandatos e venceu a disputa pelo Senado em 2022, mas não chegou a despachar na Casa Legislativa porque foi escolhido para o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula.

O escolhido para a PGR é um dos mais de 70 subprocuradores-gerais da República que fazem parta da cúpula do Ministério Público Federal. Gonet atua como vice-procurador-geral eleitoral desde 2021 e é visto como constitucionalista, conservador e religioso por colegas.

Lula oficializou suas escolhas para as vagas deixadas pelo ex-PGR Augusto Aras e pela ex-ministra Rosa Weber nesta segunda (27). O presidente teve um encontro com Dino e Gonet no Palácio da Alvorada, e já encaminhou o documento com as indicações ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Com a escolha de Lula, os dois serão sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e deverão ser em votação no plenário da Casa. O governo espera que o processo seja concluído antes do recesso parlamentar, que começa em 23 de dezembro.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link