Bolsonaro fica “decepcionado” com Milei após carta destinada a Lula, diz aliado

Atualizado em 27 de novembro de 2023 às 17:00
Milei, eleito presidente da Argentina, e Bolsonaro. Foto: reprodução

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convidando-o para sua posse e manifestando intenções de cooperação. Segundo um parlamentar bolsonarista, essa atitude deixou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “muito decepcionado”.

Em conversa com o colunista Josias de Souza, do UOL, esse parlamentar revelou que Bolsonaro considera a carta de Milei um erro, percebendo que o radicalismo de extrema-direita do presidente eleito argentino pode não ser tão inflexível quanto o seu próprio.

“A carta do Milei vale por uma caída em si. É a primeira caída em si, por escrito, em um documento entregue em mãos. A carta é muito delicada e muito realista, deixa claro que não há como Brasil e Argentina deixarem de cooperar no campo comercial e no campo diplomático”, analisou Josias.

O anarcocapitalista também expressou em sua carta a perspectiva de um “trabalho frutífero” e a “construção de laços” entre as duas nações no futuro, através de uma relação próxima.

“Sei que o senhor conhece e valoriza cabalmente o que significa este momento de transição para o processo histórico da Argentina, seu povo, e naturalmente para mim e minha equipe de colaboradores que me acompanharão na próxima gestão do governo”, disse Milei no texto.

Diana Mondino, anunciada por Javier Milei como ministra das Relações Exteriores, em reunião com Mauro Vieira em Brasília. Foto: Itamaraty/Reprodução

Enquanto Lula ainda não sinalizou sobre a possibilidade de estar no evento, Bolsonaro está preparando uma comitiva com diversos políticos de direita para acompanhar a posse de Milei, marcada para 10 de dezembro. O ex-presidente já estendeu convites a cinco governadores brasileiros, consolidando uma representação de extrema-direita de peso para a ocasião.

Entre os governadores convidados estão Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Ratinho Jr. (PSD-PR). Até o momento, Tarcísio e Jorginho Mello confirmaram presença no evento.

A carta de Milei, que ainda não chegou a Lula, foi entregue pela futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Mondino se reuniu com Vieira e os embaixadores dos dois países no Itamaraty no domingo (26). Autoridades brasileiras consideram o gesto positivo, mas ainda avaliam a possibilidade de Lula comparecer à posse de Milei.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link