Hamas assume autoria de ataque a israelenses em Jerusalém: “Resistência”

Atualizado em 30 de novembro de 2023 às 14:27
Polícia pericia local do atentado em Jerusalém. Foto: Menahem Kahana/ AFP

Nesta quinta-feira (30), o Hamas assumiu a autoria do ataque a tiros contra civis israelenses em Jerusalém e instigou seus militantes a iniciar uma “escalada de resistência” contra Israel. O incidente ocorreu em meio à prorrogação da trégua negociada entre o grupo terrorista e o governo israelense. O impacto desse ataque na troca de prisioneiros agendada para hoje e em futuras negociações ainda não está claro.

Segundo o jornal O Globo, o ataque, realizado por dois terroristas que abriram fogo contra pessoas em um ponto de ônibus na entrada de Jerusalém Ocidental, aconteceu por volta das 07h40 (02h40 em Brasília), segundo informações da polícia israelense. As imagens de câmeras de segurança mostram os momentos em que os atiradores dispararam indiscriminadamente contra os civis.

“Essa operação é uma resposta natural aos crimes sem precedentes da ocupação [como o Hamas se refere a Israel] na Faixa de Gaza e contra crianças em Jenin [na Cisjordânia]”, afirmou o grupo palestino em comunicado.

O Shin Bet, serviço de segurança interno de Israel, identificou os dois homens como palestinos residentes em Jerusalém Oriental e membros do Hamas. Ambos tinham antecedentes criminais relacionados a atividades terroristas. Além disso, estavam armados com um fuzil M-16 e uma pistola.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reagiu ao incidente anunciando a intenção do governo de aumentar a distribuição de armas de fogo à população civil como medida de segurança.

“[O governo] vai continuar a expandir a distribuição de armas a civis. Essa é uma medida que se provou [eficaz] muitas e muitas vezes na guerra contra o terrorismo assassino”, disse Netanyahu.

Em outro incidente, nas proximidades da Cisjordânia, dois militares israelenses ficaram feridos quando um motorista lançou um carro contra um posto de controle. O suspeito foi neutralizado, segundo informações do exército israelense.

Quanto à troca de reféns entre Israel e Hamas, a trégua, que seria encerrada às 7h desta quinta-feira, foi estendida até as 7h de sexta-feira. Apesar de um breve impasse sobre a inclusão de corpos na lista de reféns, o Hamas anunciou um acordo para estender a trégua por mais um dia.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link