Lira pede ao Governo Federal dinheiro para ajudar Maceió

Atualizado em 2 de dezembro de 2023 às 0:29
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ligou nesta sexta-feira (1º) para o presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) para solicitar a criação de uma Medida Provisória (MP) de apoio à Maceió (AL).

Devido ao risco de colapso de uma mina da petroquímica Braskem, a capital alagoana preciso decretar estado de emergência.

“Já foi pedido ao governo, em conversa com o presidente Alckmin, medidas que nós possamos discutir com a prefeitura para ver como o governo federal pode ajudar Maceió neste momento. Maceió é o único inocente neste processo. Precisamos ressaltar isso para a população, que precisa e vamos trabalhar para que isso aconteça”, disse Lira.

Segundo o parlamentar, a ação terá como foco “efeitos saneadores”, como a reconstrução de casas populares e moradias e rearrumação de áreas afetadas. Lira disse ainda que já alinhou com o ministro das Cidades, Jader Filho, a construção de 2.300 casas para moradores de regiões de risco da capital.

Vista aérea do bairro Mutange, em Maceió. Foto: Reprodução/BRASKEM

Equipes da Defesa Civil Nacional e do Ministério de Minas e Energia estão em Maceió desde a noite de quarta-feira (29) em função de tremores na região do Mutange, um dos bairros da capital alagoana desocupados por conta do afundamento do solo provocado pela extração de sal-gema pela Braskem.

Desde 2019, 55 mil moradores de cinco bairros da cidade deixaram as suas casas por recomendação da Defesa Civil.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link