Para celebrar os 40 anos de fundação do MST, celebrado em 22 de janeiro de 2024, o movimento lança o jogo de tabuleiro “Rumo à Reforma Agrária Popular”, em parceria com a Mundukide e a Expressão Popular.
O objetivo é fazer com que os participantes lutem e conquistem juntos a Reforma Agrária Popular, sem deixar ninguém para trás e com o maior número de sementes possível para semear o futuro.
Ao longo da partida, diversos obstáculos devem ser superados coletivamente e de forma cooperativa para concluir o objetivo final.
O jogo é destinado para crianças a partir de 8 anos de idade, com número mínimo de 3 jogadores(as) e máximo de 6. E se apresenta como entretenimento para toda a família.
“Esse jogo tem o objetivo de conhecermos, de nos aprofundarmos, de brincar, de olhar e se informar sobre a história do MST, jogando, brincando e fazendo parte da luta rumo à Reforma Agrária Popular.” – conta Rosmeri Witcel da coordenação nacional do MST.
Com o auxílio de um dado as rodadas vão seguindo os rumos do tabuleiro, acompanhado da tiragem de cartas que vão induzir quantas casas podem ser avançadas ou regredidas.
Em cada parte da trajetória do jogo, se ilustra a história do MST, que teve início com a união de camponeses Sem Terra que se organizaram na Ocupação das Granjas Macali e Brilhante, no início do anos 80, no Rio Grande do Sul, reivindicando Reforma Agrária.
As casas do tabuleiro mesclam os rumos que o movimento tomou ao curso do tempo, como a criação da primeira escola, a bandeira, o hino, tal qual evidenciam os marcos dos congressos nacionais, criação de fundos de cooperação na produção de alimentos, entre diversos outros marcos da história dessas quatro décadas.
O jogo será lançado no próximo dia 15 de dezembro e já está disponível para pré-venda no site da Expressão Popular.