PTB tenta “renascer” à esquerda após ser tomado por bolsonaristas; entenda

Atualizado em 4 de dezembro de 2023 às 12:48
Roberto Jefferson, ex-deputado federal (PTB). Foto: Reprodução

O PTB, que se fundiu ao Patriota, deve ser recriado e com um aceno à esquerda. O partido, que era comandado pelo ex-deputado bolsonarista Roberto Jefferson, preso desde outubro de 2022 por atirar e lançar granadas contra policiais federais, agora quer retomar suas origens, quando tinha como filiados os ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, além do ex-governador Leonel Brizola. A informação é da Folha de S.Paulo.

Na sexta (1), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu aval para que um grupo de brizolistas começasse a coletar assinaturas para recriar o PTB. O partido já aparece no rol do tribunal como partido em formação e precisará levantar 500 mil assinaturas em até dois anos.

O responsável pela recriação do partido é Vivaldo Barbosa, ex-secretário de Justiça de Brizola durante seu primeiro mandato. Ele afirma que seu objetivo é fazer a sigla voltar a ser um representante trabalhista.

“Já somos partido registrado no cartório, a sigla é nossa. Só nós podemos usar o PTB. Vamos recuperar o trabalhismo de verdade”, afirmou Barbosa. Ele deve ser o presidente da sigla após sua recriação.

A sigla ficou vaga após a fusão do PTB com o Patriotas, junção que resultou no PRD (Partido da Renovação Democrática). A ideia de fundir as siglas é sobreviver à cláusula de barreira, já que nenhuma das duas legendas teve desempenho suficiente na eleição para garantir acesso aos fundos partidário e eleitoral.

O PTB foi fundado em 1945 por Getúlio Vargas e foi extinto na ditadura militar. A sigla foi refundada em 1980 pro Ivete Vargas, sobrinha-neta do ex-presidente, que venceu uma batalha judicial contra Brizola pelo comando da sigla.

O antigo logo do PTB e o mais recente, trocado durante a presidência do bolsonarista Roberto Jefferson. Foto: Reprodução

Sob o comando de Ivete, o PTB se alinhou ao PDS, partido herdeiro da Arena e ligado a militares. Em 2020, na presidência de Jefferson, a legenda trocou as cores de sua bandeira, abandonando o vermelho, branco e preto, e usando verde e amarelo. Também adotou o lema “Deus, Família, Pátria e Liberdade” na ocasião.

No processo de recriação, há um novo estatuto para o PTB, que prevê a retomada do seu símbolo nas cores originais e estabelece que o partido vai “se inspirar nos princípios de democracia, do nacionalismo, do trabalhismo e do socialismo e na prática da República”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link