O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, elogiou o trabalho do presidente Lula pelo seu papel no acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
A declaração foi feita durante uma reunião de líderes do Mercosul. O uruguaio, que é conservador, destacou o que chamou de “grande trabalho” de Lula na condução das negociações entre os blocos.
O líder uruguaio também teceu críticas ao presidente da França, Emmanuel Macron. Segundo Lacalle Pou, o líder francês “coloca um ponto de interrogação em tudo que foi construído”.
Apesar das falas, Lacalle Pou conta que ainda é muito cético em relação à conclusão do acordo entre as partes. Para ele, alguns países sul-americanos, como o Paraguai, estão fazendo muitas exigências. Ele conta que as nações do Mercosul “não vão conseguir tudo que desejam”.
As polêmicas em torno do acordo Mercosul-UE se intensificaram na última semana. Após Maccron chamar o acordo de “antiquado”, Lula rebateu e declarou que o francês “sempre foi contra” a resolução do acordo.
Confira as falas do presidente do Uruguai:
Lacalle Pou reconhece “grande trabalho” de @LulaOficial por acordo Mercosul – UE e critica Macron.
“Lula está voltando e Macron, na imprensa, põe um ponto de interrogação sob tudo o que supostamente foi construído”, afirmou o presidente uruguaio. pic.twitter.com/WnVN5IciEP
— Metrópoles (@Metropoles) December 9, 2023