Diversos estados brasileiros nas regiões Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste enfrentarão um “calor muito intenso” nas próximas semanas, de acordo com alerta da MetSul Meteorologia.
As temperaturas podem ultrapassar os 40ºC, atingindo marcas “muito acima da média histórica de dezembro”, segundo o instituto.
A MetSul projeta a entrada de ar muito quente na metade deste mês, originando uma massa de ar quente sobre o Norte da Argentina e o Paraguai, expandindo-se para o Centro-Oeste e o Sul do Brasil.
A previsão é de temperaturas elevadas, especialmente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde máximas em torno de 40ºC são esperadas. O calor intenso pode também afetar o interior de São Paulo.
No Sul, em particular no Rio Grande do Sul, espera-se que as temperaturas subam a partir da sexta-feira, com possíveis máximas entre 35ºC e 40ºC em diversas cidades. A Grande Porto Alegre e os vales podem registrar marcas entre 37ºC e 39ºC.
“Será uma incursão de ar muito quente que atingirá todo o Rio Grande do Sul e praticamente todo o Sul do Brasil. Mesmo localidades serranas, de maior altitude, devem ter calor excessivo no próximo fim de semana”, informou a MetSul
Esse episódio de calor intenso ocorre após meses em que as temperaturas no Brasil ficaram acima da média histórica, com recordes em setembro e novembro.
O fenômeno é atribuído a uma onda de calor persistente, favorecida pelo El Niño e acentuada pelas mudanças climáticas globais, como o aumento das temperaturas devido às emissões de gases do efeito estufa.