Lula vai se reunir com parentes de brasileiro sequestrado pelo Hamas em Israel

Atualizado em 11 de dezembro de 2023 às 16:13
Presidente Lula e Michel Nisenbaum, brasileiro sequestrado pelo Hamas. Foto: reprodução

Nesta segunda-feira (11), o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se colocou à disposição para receber, pessoalmente, os familiares de Michel Nisenbaum. O brasileiro, que vive em Israel há mais de 45 anos, está desaparecido desde o dia 7 de outubro.

A informação foi compartilhada durante uma solenidade na Casa Legislativa, em Brasília, que discutia a guerra entre Israel e Hamas. A irmã de Michel, Mary Shohat, e uma das filhas do brasileiro, Hen Mahluf, estiveram presentes, junto a outros três familiares de pessoas mantidas como reféns pelo grupo terrorista.

“Quero comunicar, inclusive porque me foi pedido, que eu acabo de vir, e por isso cheguei atrasado, da sala do senhor presidente da República, que está se dispondo a receber a irmã e a filha do sequestrado, do refém”, afirmou Wagner, ressaltando o interesse do presidente em oferecer suporte às famílias afetadas.

O senador destacou que a diplomacia e o presidente estão empenhados em encontrar uma solução para a liberação de todos os reféns, especialmente aqueles com cidadania brasileira, que são considerados uma prioridade.

Lula já havia participado anteriormente de uma videoconferência com a família de Michel, proporcionando um contato direto e expressando preocupação com o caso. Até o momento, as Forças de Defesa de Israel acreditam que Michel esteja entre as mais de 200 pessoas levadas como reféns pelo Hamas.

O brasileiro Michel Nisenbaum, 59, que está desaparecido desde 7 de outubro. Foto: reprodução

Em seu discurso, Wagner fez um apelo para que o povo palestino não seja confundido com o grupo terrorista, destacando que muitos também buscam a paz. Ele pediu compreensão e solidariedade, ressaltando que as críticas ao Hamas não devem se estender à população palestina.

A visita dos familiares de reféns do Hamas ao Brasil foi organizada pelo Fórum de Famílias Sequestradas e Desaparecidas, em parceria com a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do estado de São Paulo (Fisesp), com apoio da Embaixada de Israel no Brasil e do Consulado-Geral de Israel em São Paulo.

A iniciativa busca sensibilizar as sociedades latino-americanas sobre a situação dos reféns mantidos pelo Hamas. A comitiva já passou pela Argentina e Uruguai, compartilhando relatos e buscando apoio internacional para a resolução do conflito.

Mary Shohat, ao discursar no Senado, descreveu seu irmão como uma pessoa divertida e brincalhona. Ela expressou a dor vivida pela família enquanto aguardam notícias sobre o paradeiro de Michel. A filha do brasileiro, Hen Mahluf, emocionada, fez um apelo aos presentes para que ajudem a trazer seu pai de volta.

Michel Nisenbaum, nascido no Rio de Janeiro, deixou o Brasil aos 12 anos para viver em Israel. Seu último contato com a família foi em 7 de outubro, pouco antes do maior ataque do Hamas em 50 anos, quando um terrorista atendeu o telefone proferindo palavras em árabe e gritando “Hamas”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link