Deputados de MS aprovam adição de “Pantanal” ao nome do estado; entenda

Atualizado em 12 de dezembro de 2023 às 17:22
Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALEMS). (Foto: Reprodução)

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (12) a proposta de acrescentar “Estado do Pantanal” ao nome de Mato Grosso do Sul.

O projeto, discutido anteriormente e aprovado em setembro em primeira votação, agora segue para análise do governador Eduardo Riedel (PSDB) para sanção ou veto.

A discussão sobre a inclusão do termo “Estado do Pantanal” já era uma questão antiga no estado, visando evitar confusões com o vizinho Mato Grosso.

O deputado Junior Mochi. (Foto: Reprodução)

O autor do projeto, Junior Mochi (MDB), enfatiza que a expressão seria um cognome, acompanhando Mato Grosso do Sul e sem alterar a sigla. Ele argumenta que isso ajudaria na divulgação do estado e resolveria a confusão com MT.

Potencial turístico e repercussão

O Pantanal se estende pelos dois estados, com a maioria na porção sul de Mato Grosso do Sul. Mochi acredita que a adição do cognome pode potencializar a atividade turística no estado, agregando valor e despertando interesse, especialmente no turismo internacional.

Votos contrários e outros temas em pauta

Na análise inicial em setembro, o projeto recebeu voto contrário do deputado Neno Razuk, que via risco de alteração no nome do estado.

Na votação desta terça, o deputado João Henrique Catan votou contra, expressando preocupação com a possibilidade de a sigla do estado se assemelhar ao PT.

Além dessa decisão, os deputados enfrentam uma pauta concentrada com diversos temas para votar nos últimos dias do ano legislativo, incluindo análise de peças orçamentárias, projetos de utilidade pública e iniciativas relacionadas à Semana da Mulher.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link