O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (12) que o governo está planejando um ato em Brasília para marcar um ano da vitória da democracia sobre a invasão bolsonarista das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
A iniciativa ocorrerá no dia 8 de janeiro e contará com a participação de governadores e parlamentares.
“Estou convidando todos os governadores, porque no dia 8 de janeiro nós vamos fazer um ato aqui em Brasília, para lembrar o povo que houve uma tentativa de golpe, que foi debelado pela democracia deste país”. afirmou o petista.
A declaração ocorreu em evento com governadores no Palácio do Planalto para o anúncio de investimentos de bancos públicos nos estados.
O presidente também enfatizou a importância de impedir que a legitimidade das instituições seja questionada, destacando a participação de importantes figuras no ato.
“Eu pretendo ter todos os governadores aqui, os deputados, senadores, empresários. Para a gente nunca mais deixar as pessoas colocarem em dúvida que o regime democrático é a única coisa que dá certeza das instituições funcionarem e o povo ter acesso a participar da riqueza que ele produz. O restante é balela”, disse.
➡️ Lula: governo promete ato pela democracia em Brasília 1 ano após o 8/1
Presidente Lula afirmou que pretende reunir governadores, parlamentares e empresários na capital federal para lembrar força da democracia
Leia: https://t.co/O6FOKEmlaW pic.twitter.com/wJCeutPf9G
— Metrópoles (@Metropoles) December 12, 2023
Atos golpistas
O evento citado por Lula visa lembrar o episódio ocorrido em 8 de janeiro deste ano, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram reverter o resultado das eleições de 2022.
1.390 pessoas já foram denunciadas, sendo 239 acusadas de execução do crime e 1.150 enquadradas como incitadoras.
O STF (Supremo Tribunal Federal) está avaliando embargos de declaração contra denúncias relacionadas à participação nos atos criminosos. O processo envolve 48 recursos apresentados por réus e acusados de planejar e executar as invasões aos prédios dos Três Poderes. A análise ocorre no Plenário Virtual até 18 de dezembro.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link