Efeito Lula: Ibovespa fecha em alta histórica e dólar cai

Atualizado em 14 de dezembro de 2023 às 20:59
Logo da B3; Brasil, Bolsa, Balcão. (Foto: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa, principal índice acionário da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), fechou a sessão em alta nesta quinta-feira (14), superando os 130 mil pontos e atingindo o maior patamar de fechamento da história.

Essa performance excepcional supera o recorde registrado em junho de 2021, quando o índice encerrou o dia em 130.776 pontos.

Otimismo e decisões monetárias

O clima de otimismo é resultado direto das decisões de política monetária no Brasil e no exterior.

No Brasil, o Copom realizou um corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, reduzindo-a de 12,25% ao ano para 11,75% ao ano.

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve manteve suas taxas entre 5,25% e 5,50% ao ano, com Jerome Powell, presidente da instituição, sinalizando que os aumentos nos juros podem ter chegado ao fim. Essas movimentações, segundo economistas, impulsionaram o Ibovespa a atingir o recorde histórico de 130.842 pontos.

Dólar em queda

Simultaneamente à alta do Ibovespa, o dólar apresentou uma queda, sendo cotado a R$ 4,9144, representando uma redução de 0,07%.

Esse declínio contribuiu para a atmosfera positiva nos mercados financeiros. O momento benéfico para os juros também influenciou o desempenho das empresas listadas no índice, com destaque para a Petrobras, cujo aumento de 2% contribuiu para o recorde histórico.

Empresas em destaque

Um levantamento revelou que oito empresas listadas no Ibovespa atingiram cotações históricas, acompanhando o desempenho do índice.

BTG Pactual, Tim, Telefônica, Itaú, Iguatemi S.A, Itaúsa, Copel e CPFL Energia registraram valorizações expressivas em 2023, com algumas delas apresentando ganhos superiores a 50%. esses resultados, ainda segundo especialistas, indicam um cenário favorável para diversos setores da economia brasileira.

Lula comenta melhora econômica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou a conquista do Ibovespa em seu perfil no X, antigo Twitter. O atual mandatário brasileiro destacou a superação do recorde, ressaltando as previsões feitas por algumas pessoas e entidades antes e depois das eleições.

“Hoje o Ibovespa bateu recorde e fechou com a maior pontuação da sua história. Lembram das previsões de algumas pessoas antes e depois das eleições?”, escreveu Lula nesta quinta-feira (14).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link