Lula elogia Haddad e aprovação da reforma tributária: “Fato histórico”

Atualizado em 16 de dezembro de 2023 às 14:33
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou a aprovação da reforma tributária pela Câmara dos Deputados como um “fato histórico” para o Brasil. Durante a cerimônia de assinatura de contrato para a construção de habitações populares em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, Lula destacou a importância da medida para o país.

Em seu pronunciamento, o atual chefe de Estado brasileiro elogiou os ministros envolvidos na aprovação da proposta, com destaque para o titular da Fazenda, Fernando Haddad.

“Ontem [sexta-feira] nós conseguimos aprovar uma política de reforma tributária numa votação democrática, num Congresso em que a gente tem minoria, mas a capacidade do Haddad, do Alexandre Padilha [ministro das Relações Institucionais], do [senador] Jaques Wagner, do deputado José Guimarães, foi tão grande que a gente pela primeira vez conseguiu aprovar uma reforma tributária”, disse.

“Para facilitar o investimento, o pagamento de imposto, pagar mais quem ganha mais e pagar menos quem ganha menos, para que a gente melhore a vida do povo. Então, o que aconteceu ontem foi um fato histórico, que Haddad merece uma salva de palmas especial por ter coordenado isso”.

Lula também usou a cerimônia para dar apoio ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

“Quero agradecer ao Padilha. O Padilha tem uma função especial, ele é coordenador do governo junto ao Congresso. É o cara que mais apanha, o cara que é mais cobrado, porque ele vai fazer acordo, ele fica prometendo coisa, depois a gente não pode entregar a coisa que ele promete”, afirmou Lula.

“Aí as pessoas querem dificultar a votação, aí tem que entrar o Haddad, tem que entrar o Wagner. Aí, por último, quando não tem mais jeito, tem que entrar eu, para atender a demanda que ele prometeu e que a gente tem que cumprir. Sou de uma geração que, quando a gente promete, a gente cumpre”.

Copa do Povo em Itaquera

Além das questões políticas, Lula falou sobre as características do conjunto habitacional Copa do Povo, destacando o custo estimado dos apartamentos e fazendo uma referência irônica ao caso do triplex no Guarujá pelo qual foi condenado na Lava Jato. O presidente enfatizou a acessibilidade financeira do empreendimento.

“O custo estimado de cada apartamento [que será construído no Copa do Povo] é de R$ 216 mil. Até eu posso comprar um desses. Eu nunca tive apartamento com varanda, nem o triplex que eles disseram que era meu era meu. E eu nunca pude ir naquele maldito triplex”, declarou.

Arthur Lira fala sobre reforma tributária

O presidente da Câmara, Arthur Lira, também comentou a aprovação da reforma tributária, reconhecendo que o texto não é “perfeito”, mas representa o “possível” neste momento.

Lira destacou a modernização e eficiência do sistema tributário resultantes da medida.

Reforma tributária: Detalhes e mudanças propostas

O texto aprovado pela Câmara é a primeira etapa da reforma tributária, focando nos impostos sobre o consumo. A proposta inclui a criação do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA), isenção de impostos para a cesta básica nacional e o Imposto Seletivo, conhecido como “imposto do pecado”. O governo busca, no futuro, modificar a cobrança de impostos sobre a renda.

Perspectivas da reforma

A reforma propõe a unificação dos impostos sobre o consumo em um IVA dual, estadual e federal. A alíquota do IVA, embora não definida, deve girar em torno de 25%, visando simplificar a cobrança e aumentar a eficiência, sem alterar a carga tributária total. A medida representa uma tentativa de simplificar o atual modelo tributário considerado caótico e gerador de distorções no Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link