Marco Aurélio de Carvalho recebe apoio do presidente do PT do Rio para o Ministério da Justiça

Atualizado em 19 de dezembro de 2023 às 12:23
Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas. Foto: Divulgação

João Mauricio de Freitas, presidente do PT do Rio de Janeiro, manifestou “irrestrito apoio” à indicação do advogado marco Aurélio de Carvalho para assumir a vaga de Flávio Dino no Ministério da Justiça. O dirigente divulgou uma nota e afirmou que a eventual ida do coordenador do Grupo Prerrogativas à pasta é apoiada pela bancada fluminense do partido.

Segundo a nota divulgada por Freitas, Marco Aurélio “tem sido decisivo na luta pela democracia e na defesa das instituições e do Estado de Direito”. O comunicado destaca ainda que ele é filiado ao PT há 30 anos e que “tem uma capacidade de diálogo ampla e singular”.

A campanha a favor do advogado na sucessão de Dino tem ganhado força dentro do PT. Na semana passada, a bancada paulista do partido também se manifestou a favor de sua nomeação. Ele também tem recebido apoio de outros grupos, como a Uneafro Brasil, lideranças do MDB e um coletivo de advogados.

O presidente Lula e o coordenador do Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho. Foto: Reprodução

A aprovação da indicação de Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada, intensificou a disputa pela pasta. São cotados nomes como o ministro aposentado Ricardo Lewandowski, a presidente nacional do PT e deputada Gleisi Hoffmann (PR) e até um secretário do Palácio do Planalto, que despacha junto do presidente Lula.

O ex-ministro da Corte era o favorito para assumir a pasta, mas o líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT-BA), descartou sua nomeação. O parlamentar também negou que ele mesmo e Gleisi possam ser os próximos ministros da Justiça.

No início do mês, quando seu nome começou a ser cotado na disputa, Marco Aurélio afirmou que não tinha a pretensão de se tornar ministro e que está “feliz na sociedade civil”. “Estou envaidecido, evidentemente, pelos apoios, que são generosos. Mas não tenho a pretensão de me colocar”, afirmou em entrevista à coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link