?? | ?AGORA: MILEI NA SEDE DA PF ARGENTINA
O Presidente da Argentina, Javier Milei, e a Ministra da Segurança, Patrícia Bullrich, monitoram os protestos na cidade de Buenos Aires, na sede da Polícia Federal da Argentina.pic.twitter.com/qk5r62iOv5
— Conexão Américas (@Conexamericas) December 20, 2023
O presidente da Argentina, Javier Milei, e a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, acompanharam de perto nesta quarta-feira a repressão policial à marcha de organizações sociais em direção à Plaza de Mayo, em Buenos Aires.
Milei chegou por volta das 16h à sede da Polícia Federal, localizada a poucos metros da Avenida 9 de Julho.
Bullrich estava no local para garantir a eficácia de seu “protocolo anti protestos”, que incluía medidas como pessoas segurando cartazes lembrando que os planos sociais dos manifestantes seriam removidos.
Além do presidente argentino, estiveram presentes na sede da PF Karina Milei, secretária-geral da presidência e irmã de Javier, e Sandra Pettovello, ministra do Capital Humano.
Minutos antes do início da marcha, começaram a ocorrer brigas e confrontos com a polícia na altura da Avenida Diagonal Norte.
À medida que os manifestantes se aproximavam da Plaza de Mayo, um grupo ocupou toda a rua na Diagonal Norte, perto da Florida, após uma série de ações repressivas da polícia.
“Temos o direito de nos mobilizar e eles não vão nos impedir”, afirmou Alejandro Bodart, do Movimento Socialista dos Trabalhadores.
Duas pessoas foram presas. As prisões ocorreram enquanto os participantes caminhavam em vias públicas. Ambos foram detidos por supostas “agressões a policiais” e “resistência à autoridade”, conforme fontes do governo.