Israel ordena novo deslocamento forçado de habitantes de Gaza

Atualizado em 21 de dezembro de 2023 às 7:45
Palestinos caminham em meio a destroços de prédios em Gaza destruídos por ataques de Israel. (Foto: Reuters/Ibraheem Abu Mustafa)

Nesta quarta-feira (20), a tensão na Faixa de Gaza se intensifica à medida que a Organização das Nações Unidas (ONU) relata que Israel emitiu ordens de evacuação para vastas áreas da cidade de Khan Yunis – principal centro no sul do território palestino.

O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (Ocha) divulgou mapas que indicam as novas áreas marcadas para evacuação, abrangendo aproximadamente 20% da cidade, que antes do início dos conflitos era habitada por mais de 110 mil pessoas.

A região inclui 32 abrigos que abrigam mais de 140 mil deslocados internos, a maioria proveniente do norte do território palestino.

Operações se intensificam

O Exército de Israel intensificou suas operações em Khan Yunis, realizando ações terrestres, aéreas e navais com o objetivo de neutralizar terroristas e infraestrutura terrorista, conforme relatado pelas autoridades militares.

Bombardeio israelense em Khan Younis. (Foto: Said Khatib/AFP)

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, enfatizou a determinação de seu governo ao descartar a possibilidade de um cessar-fogo definitivo na guerra contra o Hamas em Gaza.

Essa declaração coincide com a chegada do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, ao Egito, onde se envolverá em negociações visando uma potencial pausa nos combates, contanto que seja garantida a libertação de reféns e prisioneiros palestinos.

Netanyahu reafirmou que a guerra continuará até a “eliminação” do Hamas, enfatizando a resolução inabalável do governo israelense.

O desenrolar dos eventos nas próximas horas e dias será crucial para a compreensão do impacto dessas ordens de evacuação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link